voltar à página inicial

 

_____________

 

APRESENTAÇÃO

_____________

 

 

 

1. O que é o RiddleZinho?

 

RiddleZinho é um site de jogo tipo Riddle.

 

 

 

2. O que é um riddle?

 

Riddle ("enigma", em inglês) é um modo divertido de percorrer sites por meio de senhas que são conseguidas através de pistas presentes nos próprios sites. As tais pistas podem estar dispostas em diversos lugares: numa imagem, num texto situado logo abaixo da imagem, num texto camuflado, no título da página ou mesmo no código-fonte do site. A livre associação entre as pistas deve levar o jogador a pensar numa senha, espécie de palavra-chave que dará acesso ao site seguinte e assim por diante.

 

 

 

3. Onde coloco a senha?

 

Para acessar o próximo site, o jogador deve substituir a palavra final do endereço virtual pela palavra-senha, pressionando em seguida a tecla "enter" para testar a validade da senha. Por exemplo: se o jogador achar que a palavra chave for "atenção", ele deve alterar a última palavra do endereço virtual de modo que fique assim: www.riddlezinho.net76.net/riddlezinho/atencao.htm (lembrando que não se escrevem acentos, maiúsculas, espaços ou cedilhas e que o "htm" deve ser SEMPRE mantido no final do endereço virtual). Se a resposta estiver correta, o jogador avança para a próxima fase. Em caso contrário, surge uma página de erro, demonstrando que o endereço digitado não existe.

 

 

 

4. Tentei uma senha e caí numa página branca? O que é isso?

 

As páginas brancas são uma peculiaridade do RiddleZinho. Via de regra, os textos contidos nas páginas brancas funcionam como pistas adicionais para a solução de cada enigma. Quando aparecem, essas páginas indicam o grau de proximidade ou distância que estamos da senha final, embora a eventual indicação não seja feita sempre de modo literal.

 

 

 

5. Tentei uma senha e pulei para uma fase bem adiante da esperada? É para ser assim mesmo?

 

Não. Trata-se de um raro mas conhecido bug dos riddles baseados em htm, como é o caso do RiddleZinho. A lógica desse erro é bem simples: o jogador testa uma senha que está errada para o seu enigma, mas que coincidentemente está certa para outro, e com isso avança para uma fase situada em algum ponto futuro do jogo, saltando assim várias fases de uma só vez. Nessas situações, o jogador deve retornar à fase de origem e continuar tentando solucionar o enigma da vez. É evidente, contudo, que o jogador pode, se assim quiser, continuar jogando a partir daquela tal fase "futura", mas a experiência RZ nos diz que isso não é nem um pouco recomendável, dado que algumas fases do RiddleZinho podem se entrecruzar e necessitar de coisas de fases anteriores. É só perguntar a qualquer veterano...

 

 

 

6. Quantas fases este riddle possui?

 

100 fases, com 3 níveis de 33 fases cada, e mais uma fase-extra final.

 

 

 

7. Qual o grau de dificuldade deste jogo?

 

Como sempre, o grau de dificuldade de um jogo tipo riddle depende basicamente de dois fatores: o nível de ocultamento de cada enigma e a capacidade lógica e investigativa de cada jogador. Ou seja: o que às vezes é fácil para uma pessoa, pode ser difícil para outra, dependendo da experiência de cada um. Mesmo assim, existem enigmas que evidentemente exigem mais associações, pesquisa e paciência que outros. Em linhas gerais, a cada nível, as fases tendem a se apresentar em ordem de crescente complexidade, o que torna os últimos enigmas sempre mais difíceis que os primeiros.

 

 

8. Por onde eu começo?

 

Comece realizando associações lógicas a partir das pistas presentes no site. Feitas as primeiras associações, arrisque uma palavra-chave. Se não der certo, continue tentando, arriscando novos raciocínios lógicos e assim por diante. Lembre-se, contudo, que muitas vezes as pistas presentes em cada enigma requerem um conhecimento mais especializado do que aquele que possuímos. Nesses casos, convém recorrer a outras fontes de consulta, como livros ou sites de buscas na Internet. O Google é sempre uma ótima ajuda.

 

 

 

9. Quantas pessoas devem jogar o RiddleZinho?

 

Um riddle é jogado individualmente, embora seja bastante comum a troca de informações com outras pessoas no decorrer do jogo. Como se sabe, cada pessoa tem mais experiência que outra em um determinado tipo de assunto, o que torna habitual que cada jogador procure partilhar seus lances com um grupo, como no caso de uma comunidade do Orkut. Sem compartilhar, o jogo torna-se bem mais difícil.

 

 

 

10. Não consigo passar de fase, e agora?

 

Fique tranqüilo, respire fundo, dê um tempinho, que a resposta logo vem. O jogo depende de sutileza, bom humor, pesquisa e lógica intuitiva. Nada de se afobar. Em casos de grande dificuldade, partilhe suas dúvidas com outros jogadores.

 

 

 

11. Como partilho minhas dúvidas?

 

Escrevendo tópicos na comunidade do Orkut dedicada ao jogo. Nesta comunidade, você pode pedir dicas sobre a fase em que você está, além de fornecer dicas para outros jogadores que estão pedindo ajuda em fases que você eventualmente já jogou. Mas não se esqueça: NUNCA escreva a resposta completa, nem dê dicas excessivamente literais.

 

 

 

12. Aaaaargh!!!! O site travou! O que eu faço?

 

Calma, isso pode ocorrer devido ao grande número de pessoas que estão jogando o RiddleZinho simultaneamente. Nessas situações, o site fica bloqueado por apenas alguns minutos. Em pouquíssimo tempo, tudo volta ao normal. Aproveite esse tempinho para pensar em algumas possíveis soluções para o enigma da vez. Entretanto, se você estiver realmente desesperado, experimente o site alternativo do RiddleZinho. Nele, a lógica do jogo é exatamente a mesma. Por exemplo: se você está na fase zero - www.riddlezinho.net76.net/riddlezinho/fasezero.htm -, pule então para a mesma fase zero do site alternativo - www.geocities.com/riddlezinho/fasezero.htm

 

 

 

13. Cansei de ler esta apresentação... Como eu faço para jogar de uma vez?

 

Nada mais fácil: é só clicar em jogar e sair jogando!

 

 

 

 

Bom jogo a todos!!!

 

 

 

Sr. RZ

clique aqui para falar com o Sr. RZ

RZ